segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Novo robô humanóide



Os robôs humanóides já não são mais novidade e várias empresas já lançaram seus modelos de demonstração. A maioria deles utiliza softwares neurais avançados para sincronizar dezenas de motores, responsáveis por manter o robô em equilíbrio enquanto ele caminha e sobe e desce escadas.


Agora o pesquisador japonês Kensuke Harada, do Instituto Nacional de Tecnologias e Ciências Avançadas do Japão, criou um novo modelo de robô humanóide que anda e se equilibra de forma muito semelhante ao homem, utilizando a movimentação coordenada de pernas e braços.

O HRP-2 ("Humanoid Robot Promet") mede 1,54 metro, pesa 58 quilos e tem 30 graus de liberdade, além de dois eixos na cintura. Ele é capaz de subir em rampas íngremes apoiando-se em um corrimão, fazer tarefas programadas enquanto sustenta o próprio corpo em um mão apoiada sobre uma mesa, além de passar por locais estreitos e baixos, apoiando-se nas mãos e nos joelhos.

Em comparação com os outros robôs humanóides, que são capazes de fazer tarefas apenas quando apoiados nas duas pernas, o Promet consegue andar e efetuar tarefas utilizando simultaneamente os dois braços e as duas pernas, coordenando-se conforme a situação exigir.

O controle de estabilização do andar em robôs humanóides baseia-se em um índice de referência chamado ZMP, que exige que todos os pontos de contato estejam em um plano. O movimento do HRP-2 Promet foi implementado utilizando um novo índice de referência, chamado de "ZMP generalizado", que expande o conceito do ZMP para casos onde os pontos de contato não estão em um plano.

Fonte: inovacaotecnologica

Nenhum comentário: